RALACOCO -  Rádio Laboratório de Comunicação Comunitária

Plebiscito Popular pela Anulação do Leilão da Vale do Rio Doce

Sem categoria by coletivo 0 Comments


Raladeir@s preparam spots para plebiscito da Vale, que ocorrerá em breve.

Apesar de o tema infelizmente não ter sido discutido no coletivo da RALACOCO em vistude das atuais dificuldades que a rádio enfrenta em realizar reuniões, devido à greve da UnB, alguns raladeir@s estão contribuindo com a campanha do “Plebiscito da Vale” preparando spots para serem transmitidos em várias rádios.

Em breve os spots estarão disponíveis no wiki da RALACOCO.
http://ralacoco.radiolivre.org/tiki/tiki-index.php

Além dos spots, os apresentadores do programa De Tudo Um Poko realizaram uma entrevista com o pessoal da organização do Plebiscito. Essa entrevista está sendo retransmitida ao longo da programação da rádio Ralacoco.

Entenda mais sobre o “Plebiscito da Vale” abaixo:

“Militantes dos movimentos sociais, pastorais e centrais sindicais estiveram reunidos em Brasília, DF, nos dias 15 e 16 de novembro para avaliar o processo da Assembléia Popular, analisar a atual conjuntura e planejar o ano de 2007.[…]

Na reunião foi denunciado o processo da Vale do Rio Doce. O valor da Vale, segundo estudiosos, é superior a 40 bilhões de reais, mas foi vendido, em 1997, durante o governo de FHC, por apenas 3,1 bilhões. Como se isso não bastasse, após a privatização, o lucro somente do primeiro ano foi de quase 10 bilhões de reais.

Diante de tantas irregularidades e da tamanha corrupção, em dezembro de 2005, o Tribunal Regional Federal, em Brasília, acatou uma ação judicial e reconheceu a nulidade da avaliação do valor da venda da Vale do Rio Doce, possibilitando a anulação do leilão. Daí o grande desafio posto para os movimentos sociais: reverter esse quadro e anular o leilão, já que há respaldo jurídico.

O Presidente Lula, num dos debates da campanha eleitoral disse que foi um erro ter privatizado a Vale.

O Plebiscito

Assim, na reunião foi aprovado que, no ano de 2007, a grande batalha dos movimentos sociais será o Plebiscito Popular pela Anulação do Leilão da Vale do Rio Doce. […]

Será mais um grande processo de trabalho pedagógico em busca da soberania nacional.O Plebiscito Popular se realizará na semana da pátria de 2007 e culminará com o 13º Grito dos Excluídos. Aliás, a realização de Plebiscitos juntamente com o Grito, tem mostrado bons resultados, como o Plebiscito da Dívida e da Alca. Com certeza serão milhões de brasileiros exercendo sua cidadania.”

Fonte: http://www.avaleenossa.org.br/caso_vale.asp?id=12&acao=show

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>