RALACOCO -  Rádio Laboratório de Comunicação Comunitária

O que é o Erecom? Qual o tema desse ano?

Sem categoria by coletivo 0 Comments

O Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação, Erecom, é organizado por estudantes dos quatro estados que compõe a região CO, em conjunto com a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social, a ENECOS, que representa o movimento estudantil de comunicação em nível nacional. Ele acontecerá na cidade de Brasília na data de 15 a 18 de novembro de 2007.

Seu objetivo é proporcionar uma troca de experiências entre os estudantes dos estados que compõe a região, e servir de espaço para discussão de questões relativas ao movimento estudantil, ao mercado de trabalho e ao aprendizado profissional.

No caso desse Erecom nosso objetivo é discutir o tema Educomunicação, ou seja, como podemos nos utilizar dos meios de comunicação para auxiliar o processo pedagógico em escolas de todo o país? Também temos como objetivo o fortalecimento da comunicação e da educação, em suas interfaces, defendendo a democratização da informação e saberes, respeitando a lógica das redes populares, comunitárias, científicas, culturais e artísticas.

A razão da escolha do conceito deve-se ao fato de que os recentes estudos desenvolvidos pelo NCE–ECA/USP sobre a inter-relação comunicação e educação apontam para a emergência de um campo de intervenção social caracterizado por oferecer um suporte teórico-metodológico que permite aos agentes sociais compreenderem a importância da ação comunicativa para o convívio humano, a produção do conhecimento, bem como para a elaboração e implementação de projetos colaborativos de mudanças sociais.

O conceito e as práticas educomunicativas vêm somar-se às propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que se refere especialmente à área das linguagens e suas tecnologias.

O conceito da educomunicação propõe, na verdade, a construção de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos, nos espaços educativos, quebrando a hierarquia na distribuição do saber, justamente pelo reconhecimento de que todos as pessoas envolvidas no fluxo da informação são produtoras de cultura, independentemente de sua função operacional no ambiente escolar.

Comissão Geral:
Danillo Ferreira – Fac JK
61 – 9129-9388
danillopp@gmail.com

Marcela – UNB
61 9974-0254
mtchela@gmail.com

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>